Avaliação da Compatibilidade entre Bulas de Diferentes Marcas de Tiras Reagentes de Urina

Main Article Content

Guilherme de Oliveira Cezar
Vanessa Danesi dos Santos
Cláudia Funchal

Resumo

Com o exame de urina podemos avaliar a função renal e identificar patologias do trato urinário. As tiras reagentes de urina são um método de análise fácil, rápido e muito utilizado. É de suma importância verificar a compatibilidade entre as diferentes marcas, garantindo uma melhor compreensão no diagnóstico. Foi feita a comparação das bulas de oito diferentes marcas de tiras reagentes de urina quanto aos reagentes utilizados nas determinações urinárias, além das informações quanto ao limite de detecção, intervalos de leitura e possíveis interferências. A comparação das bulas mostrou diferenças entre elas. No que se refere aos reagentes utilizados, em geral, todas as marcas utilizam reativos similares, porém em quantidades diferentes. As bulas apresentam inúmeros interferentes, porém se observou que algumas marcas não mencionam interferentes que em outras marcas são citados. Quanto às legendas das dosagens semiquantitativas, grande parte das marcas não inclui essas informações na bula do produto; entre as demais se observou que os analitos glicose, bilirrubina, cetonas e sangue não possuíam a mesma correspondência de concentração e legenda entre as marcas. Ressalta-se a importância de que haja uma maior padronização das informações contidas nas bulas das tiras reagentes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Article Details

Como Citar
Cezar, G. de O., Santos, V. D. dos, & Funchal, C. (2012). Avaliação da Compatibilidade entre Bulas de Diferentes Marcas de Tiras Reagentes de Urina. Revista Brasileira Multidisciplinar, 15(1), 87-100. https://doi.org/10.25061/2527-2675/ReBraM/2012.v15i1.73
Seção
Artigos Originais
Biografia do Autor

Guilherme de Oliveira Cezar, Universitário Metodista, do IPA, Porto Alegre-RS.

Biomédico, graduado pelo Centro Universitário Metodista, do IPA, Porto Alegre-RS.

Vanessa Danesi dos Santos, Universitário Metodista, do IPA, Porto Alegre-RS.

Biomédico, graduado pelo Centro Universitário Metodista, do IPA, Porto Alegre-RS.

Cláudia Funchal, Universitário Metodista, do IPA, Porto Alegre-RS.

Farmacêutica e Bioquímica, Mestre e Doutora em Ciências Biológicas: Bioquímica, Docente do Programa de Pós-Graduação Biociências e Reabilitação do Centro Universitário Metodista, do IPA.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)