A Dimensão da Qualidade dos Recursos Hídricos na Construção do Barômetro da Sustentabilidade

Main Article Content

André Cavalcante da Silva Batalhão
Denilson Teixeira

Resumo

Os Indicadores de Sustentabilidade são parâmetros que caracterizam acontecimentos passados, evidenciam retratos situacionais do presente e auxiliam na projeção de cenários futuros em relação à sustentabilidade. Esses instrumentos permitem verificações periódicas do processo de desenvolvimento sustentável em diversas escalas. O Barômetro da Sustentabilidade se encaixa nessa proposta, pois avalia, a partir do tratamento igualitário entre homem e natureza, o grau de sustentabilidade e vem sendo utilizado do âmbito local ao nacional. Dentro dessa perspectiva, o objetivo básico da presente pesquisa foi analisar a dimensão da qualidade dos recursos hídricos na elaboração desse instrumento, tendo como exemplo o município de Ribeirão Preto. A metodologia adotada teve como principal fundamento o Ciclo de Sete Estágios para aplicação do Barômetro da Sustentabilidade. O Barômetro da Sustentabilidade, como ferramenta de avaliação, se revelou útil na contribuição para o entendimento de fenômenos naturais, sendo relevante para a análise dos recursos hídricos em escala local. Esse instrumento é parte componente de um processo de gestão ambiental, não podendo ser considerado de forma isolada. O Barômetro da Sustentabilidade mostrou que Ribeirão Preto está em um nível razoável em relação aos recursos hídricos analisados e considerados na pesquisa. O índice do tema Água, originado pela ferramenta de avaliação, apresentou o maior valor dentre os outros temas analisados no Subsistema Ecológico para o município, estando em conformidade ambiental e sanitária.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Article Details

Como Citar
Silva Batalhão, A. C. da, & Teixeira, D. (2013). A Dimensão da Qualidade dos Recursos Hídricos na Construção do Barômetro da Sustentabilidade. Revista Brasileira Multidisciplinar, 16(1), 105-120. https://doi.org/10.25061/2527-2675/ReBraM/2013.v16i1.47
Seção
Artigos Originais
Biografia do Autor

André Cavalcante da Silva Batalhão, Universitário de Araraquara – UNIARA Universidade Federal de Lavras – UFLA

Mestre em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente pelo Centro Universitário de Araraquara – UNIARA. Especialista em Gestão e Manejo Ambiental na Agroindústria pela Universidade Federal de Lavras – UFLA.

Denilson Teixeira, Centro Universitário de Araraquara – UNIARA.

Professor da Universidade Federal de Goiás – UFG/EEC e pesquisador do Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente do Centro Universitário de Araraquara – UNIARA.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 > >>