A Evolução do Agronegócio Citrícola Paulista e o Perfil da Intervenção do Estado

Main Article Content

Ana Claudia Giannini Borges
Vera Mariza H. de Miranda Costa

Resumo

O agronegócio citrícola constitui atividade relevante para o Estado de São Paulo e para o Brasil, gerando renda e empregos diretos e indiretos e, sobretudo, divisas provenientes da exportação de seus produtos, em especial do Suco de Laranja Concentrado Congelado (SLCC). Apesar das crises econômicas e dos problemas fitossanitários, a competitividade firmada ao longo de sua história se manteve, por efeito de fatores internos e externos - vantagens competitivas e comparativas. Sua dinâmica esteve atrelada à atuação do setor privado, ao contexto internacional e, com menor relevância do observado para outros agronegócios, da ação do Estado. Nesse contexto, o presente trabalho tem por objetivo identificar e analisar o nível e os resultados da atuação do Estado no agronegócio citrícola, no decorrer de sua evolução histórica, sobretudo nos momentos de crise econômica e de problemas fitossanitários. Para a elaboração desse trabalho foi realizada pesquisa bibliográfica e pesquisa de campo, esta desenvolvida por meio de entrevistas com agentes que atuam nesse agronegócio. Pôde-se constatar que a atuação do Estado, quando demandada, esteve voltada para a busca de organização e de soluções para as crises e problemas, num processo de “resolução criativa” frente às possibilidades de “destruição”.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Article Details

Como Citar
Borges, A. C. G., & Miranda Costa, V. M. H. de. (2005). A Evolução do Agronegócio Citrícola Paulista e o Perfil da Intervenção do Estado. Revista Brasileira Multidisciplinar, 9(2), 101-124. https://doi.org/10.25061/2527-2675/ReBraM/2006.v9i2.270
Seção
Artigos Originais
Biografia do Autor

Ana Claudia Giannini Borges, UNESP, UFSCar.

Graduada em Ciências Econômicas pela UNESP, Mestre em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de São Carlos – UFSCar e Doutora em Sociologia pela UNESP, Campus de Araraquara-SP. Professora Assistente Doutora do Departamento de Economia Rural da Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias da UNESP, Campus de Jaboticabal-SP.

Vera Mariza H. de Miranda Costa, Centro Universitário de Araraquara – UNIARA.

Doutora em Economia e Livre Docente em Economia Brasileira; Pesquisadora do Departamento de Ciências da Administração e Tecnologia do Centro Universitário de Araraquara – UNIARA; membro do Grupo de Pesquisa Multidisciplinar “Gestão das Organizações”, da UNIARA; Bolsista FUNADESP. Professora Adjunta Aposentada da FCL/UNESP e Docente Voluntária da UNESP, junto à FCF, Campus de Araraquara; vinculada aos programas de Pós-Graduação em Alimentos e Nutrição, Área de Concentração em Ciências Nutricionais, da FCF e de Sociologia da FCL, UNESP - Campus de Araraquara-SP.