Alá Funfun: experiências e saberes no Ilê Axé Ijexá Orixá Olufon, em Itabuna-BA

Main Article Content

Moises dos Santos Viana
Raimundo Nunes de Oliveira
Iajima Silena Soares Santos

Resumo

Este trabalho é uma reflexão acerca do uso das cores, em especial da cor branca, a partir das experiências vividas no terreiro do Ilê Axé Ijexá Orixá Olufon, na cidade de Itabuna-BA. Nesta perspectiva tem-se relatos dos viveres e práticas da diversidade cultural-religiosa afro-brasileira, compreendendo que essas experiências são perspectivas marcantes no entender dessa comunidade sobre o conceito de Axé, força criadora do universo. Essa força se materializa nos elementos das cores e mostra a identidade de orixá, marcando as relações sociais nesse espaço de terreiro, antes silenciados e até hoje marginalizados. Esses saberes se tornam memória que faz identificar cada filho de santo em sua identidade mítico-humana, dando características específicas, revelando formas de existências e produzindo novos produtos culturais,  apresentando novas perspectivas na diversidade cultural no Brasil. 

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Article Details

Como Citar
Viana, M. dos S., de Oliveira, R. N., & Soares Santos, I. S. (2019). Alá Funfun: experiências e saberes no Ilê Axé Ijexá Orixá Olufon, em Itabuna-BA. Revista Brasileira Multidisciplinar, 22(2), 131-145. https://doi.org/10.25061/2527-2675/ReBraM/2019.v22i2.698
Seção
Artigos Originais
Biografia do Autor

Moises dos Santos Viana, Universidade Federal da Bahia (UFBA) Universidade do Estado da Bahia (UNEB)

Docente do Departamento de Educação (DE) - Universidade do Estado da Bahia (UNEB/FEL, Conceição do Coité-BA) - Comunicação Social. Doutorando - Doutorado Multi-Institucional e Multidisciplinar em Difusão do Conhecimento (DMMDC/ - UFBA). Grupos de pesquisa: REDETEC - Rede de Cooperativa de Pesquisa e Intervenção em (In) Formação, Currículo e Trabalho; FEL - Formação, Experiência e Linguagem (UNEB).  

Raimundo Nunes de Oliveira, Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB)

Mestrando do Programa de Mestrado Profissional em Educação Étnico-Racial na Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB). Docente do Sistema Municipal de Educação de Arataca-BA. 

Iajima Silena Soares Santos

Bacharel em Comunicação Social pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC). Fotógrafa Profissional, atua na área de comunicação etnicidade, produção cinematográfica e cultural.