Teste Cutâneo na Avaliação do Paciente com Rinite Alérgica e sua Relação com o Estado Nutricional

Main Article Content

Igor Otávio Minatel
Leonardo Chiararia
Henrique L. Carrascossi
Tiago P. Lodi
Maira T. Abel
Fábio Alexandre Guimarães Botteon

Resumo

A rinite alérgica é uma inflamação da membrana do nariz causada por reações de hipersensibilidade, apresentando-se como a doença crônica mais comum em seres humanos e, normalmente, surgindo na infância ou na juventude. O presente estudo teve como objetivo verificar a prevalência da positividade em teste cutâneo para aeroalérgenos e sua relação com o estado nutricional de indivíduos moradores do assentamento em Bueno de Andrada. Foram avaliados 40 pacientes com sintomas nasais sugestivos de processo alérgico no assentamento do distrito Bueno de Andrade, localizado em Araraquara – SP através do teste de puntura para pesquisa de aeroalérgenos e avaliação antropométrica para obter o Índice de Massa Corporal (IMC) de cada indivíduo. Observou-se a poeira doméstica e o ácaro como principais aeroalérgenos identificados em, respectivamente, 36.8% e 25.1%. Observamos 38.1% de indivíduos com alergia a tabaco, uma mistura de epitélio de animais e flores. A determinação do padrão de sensibilização da população em uma determinada região é importante, pois possibilita a adoção de medidas direcionadas que irão reduzir o contato com os aeroalérgenos mais freqüentes e, conseqüentemente, as manifestações alérgicas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Article Details

Como Citar
Minatel, I. O., Chiararia, L., Carrascossi, H. L., Lodi, T. P., Abel, M. T., & Botteon, F. A. G. (2005). Teste Cutâneo na Avaliação do Paciente com Rinite Alérgica e sua Relação com o Estado Nutricional. Revista Brasileira Multidisciplinar, 9(1), 199-202. https://doi.org/10.25061/2527-2675/ReBraM/2005.v9i1.296
Seção
Artigos Originais
Biografia do Autor

Igor Otávio Minatel, Centro Universitário de Araraquara – UNIARA.

Acadêmico do Curso de Biomedicina.

Leonardo Chiararia, Centro Universitário de Araraquara – UNIARA.

Acadêmico do Curso de Biomedicina.

Henrique L. Carrascossi, FAMECA.

Acadêmico do Curso de Medicina da Faculdade de Medicina de Catanduva – FAMECA.

Tiago P. Lodi, FAMECA.

Acadêmico do Curso de Medicina da Faculdade de Medicina de Catanduva – FAMECA.

Maira T. Abel, FAMECA.

Acadêmico do Curso de Medicina da Faculdade de Medicina de Catanduva – FAMECA.

Fábio Alexandre Guimarães Botteon, Centro Universitário de Araraquara.

Docente de Patologia do Curso de Biomedicina do Centro Universitário de Araraquara e Docente de Imunologia da Faculdade de Medicina de Catanduva.