A Destruição da Natureza e os Arautos do Conservacionismo Brasileiro nas Primeiras Décadas do Século XX

Main Article Content

Margaret Ferreira dos Santos

Resumo

Este trabalho tem como objetivo apresentar um panorama da destruição da natureza no Brasil das primeiras décadas do século XX e os expoentes do conservacionismo brasileiro que se colocaram contra tal quadro de incúria, ignorância e omissão. O papel e as ações dos principais arautos da luta contra a destruição que se infringia ao mundo natural são analisados, destacando-se a atualidade de seus posicionamentos. São apontadas, além disso, as primeiras medidas legais de conservação da natureza no século passado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Article Details

Como Citar
Santos, M. F. dos. (2008). A Destruição da Natureza e os Arautos do Conservacionismo Brasileiro nas Primeiras Décadas do Século XX. Revista Brasileira Multidisciplinar - ReBraM, 11(2), 30-49. https://doi.org/10.25061/2527-2675/ReBraM/2007.v11i2.176
Seção
Artigos Originais
Biografia do Autor

Margaret Ferreira dos Santos

Arquiteta, graduada em Saúde Pública pela Faculdade de Saúde Pública – USP, mestre e doutora em Ciências da Engenharia Ambiental pela Escola de Engenharia de São Carlos, USP. Professora das disciplinas de "Estudos Ambientais" e "Projeto Paisagístico" do Curso de Arquitetura e Urbanismo do Centro Universitário de Araraquara – Uniara.