Resgate Histórico da Percepção dos Moradores Locais em Relação à Transposição do Rio Piumhi para o Rio São Francisco*

Main Article Content

André Tomé de Assis
Leonardo Rios

Resumo

O rio Piumhi foi afluente do rio Grande até o final da década de 50 e, com a construção de Furnas, foi revertido para o rio São Francisco via um canal e a construção de um dique, no município de Capitólio (MG). O objetivo deste trabalho foi registrar a percepção que a população local teve da transposição do rio Piumhi por meio de jornais, livros, documentos e entrevistas, utilizando a técnica história de vida. Ficaram evidenciadas nas entrevistas percepções diferenciadas, dependendo da região geográfica onde moravam os entrevistados. Em Capitólio, ao lado do dique, o fato mais marcante foi a inundação do lago de Furnas, afetando a área rural. Entre Capitólio e o começo da zona rural de Piumhi, onde estão os canais da transposição, o fato mais marcante foi a alteração do leito do rio e das várzeas. Próximo à cidade de Piumhi, onde existia um pântano que chegava até a zona urbana, a drenagem da área alagada e transformada em área agricultável provocou conflitos fundiários. O registro da percepção da população demonstra conflitos sociais, impactos econômicos e ambientais gerados pela mudança na paisagem, registrando como as pessoas sentiram e lidaram com os fatos ao longo de suas vidas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Article Details

Como Citar
Assis, A. T. de, & Rios, L. (2010). Resgate Histórico da Percepção dos Moradores Locais em Relação à Transposição do Rio Piumhi para o Rio São Francisco*. Revista Brasileira Multidisciplinar - ReBraM, 13(1), 16-24. https://doi.org/10.25061/2527-2675/ReBraM/2010.v13i1.119
Seção
Artigos Originais
Biografia do Autor

André Tomé de Assis, Meio Ambiente do Centro Universitário de Araraquara – Uniara

Mestre pelo Programa de Mestrado em Desenvolvimento Regional.

Leonardo Rios, Centro Universitário de Araraquara – Uniara e diretor acadêmico da Escola de Engenharia de Piracicaba (EEP).

Doutor em Engenharia, área Ciências da Engenharia Ambiental; docente, orientador e pesquisador do Programa de Mestrado em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente.