Redes Atm de Alto Desempenho

Main Article Content

Flávia Oliveira Santos de Sá Lisboa

Resumo

A tendência atual de integração de serviços de dados, voz e vídeo, estimulada pelo pleno sucesso da Internet, aumentou a demanda por maior banda e melhor desempenho nas redes de comunicação de dados. Neste contexto, a tecnologia ATM (Asynchronous Transfer Mode) vem sendo utilizada na implementação de backbone de LANs e WANs, justamente por oferecer a possibilidade de integração de serviços com qualidade, alta escalabilidade e altas taxas de transferência em banda larga. Neste artigo serão abordados os principais conceitos relacionados à tecnologia ATM, suas vantagens e desvantagens em face de outras tecnologias (como Fast e Gigabit Ethernet), além de casos de sua utilização em empresas e instituições de ensino.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Article Details

Como Citar
Sá Lisboa, F. O. S. de. (2004). Redes Atm de Alto Desempenho. Revista Brasileira Multidisciplinar, 8(2), 135-146. https://doi.org/10.25061/2527-2675/ReBraM/2004.v8i2.313
Seção
Artigos Originais
Biografia do Autor

Flávia Oliveira Santos de Sá Lisboa, Universidade Federal de São Carlos.

Professora de Informática nos cursos de Administração e Economia na UNIARA. Analista de Sistemas no Instituto de Física de São Carlos da Universidade de São Paulo. Mestre em Ciência da Computação pela Universidade Federal de São Carlos.