O Espaço Escolar como Objeto de Estudo na Prática De Ensino

Main Article Content

Maria Cristina de Senzi Zancul

Resumo

O trabalho apresenta o relato de uma experiência realizada em 2003, com uma turma de 48 alunos do período noturno do 1o ano Curso Normal Superior do Centro Universitário de Araraquara - UNIARA, dentro da disciplina Prática de Ensino I. A experiência, cujo objetivo foi o de proporcionar aos estudantes uma aproximação inicial para desenvolver um estudo sobre a escola, pretendeu também: organizar reflexões a respeito do papel do espaço físico, enquanto parte do contexto que envolve o ensino nas séries iniciais; propiciar ao aluno um referencial teórico para uma análise do espaço escolar; discutir a influência do espaço físico na prática pedagógica. A proposta foi desenvolvida em três etapas, que incluíram: a elaboração de descrições do espaço escolar de acordo com as lembranças dos estudantes a partir de seus anos iniciais na escola; a descrição do espaço educativo por meio de imagens fotografadas; e, como trabalho final da disciplina, a produção individual de um texto escrito, com detalhamentos de observações realizadas em diferentes escolas. Para encaminhar os procedimentos utilizados e fundamentar as discussões e análises, foram feitas leituras de obras de autores que trabalham a temática do espaço escolar considerando-o como uma das dimensões materiais do currículo. Os resultados permitiram que se realizasse, a partir do estudo do espaço escolar, uma aproximação com a escola, com o ensinar e o aprender. A proposta da disciplina e o seu desenvolvimento possibilitaram o encaminhamento de uma análise consistente da dimensão educativa do espaço escolar, permitindo alcançar, de forma eficiente, os objetivos fixados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Article Details

Como Citar
Senzi Zancul, M. C. de. (2004). O Espaço Escolar como Objeto de Estudo na Prática De Ensino. Revista Brasileira Multidisciplinar, 8(2), 87-92. https://doi.org/10.25061/2527-2675/ReBraM/2004.v8i2.309
Seção
Artigos Originais
Biografia do Autor

Maria Cristina de Senzi Zancul, Faculdade de Ciências e Letras da UNESP.

Professora do Departamento de Ciências Exatas e Naturais e do Departamento de Ciências Humanas da UNIARA. Professora do Departamento de Ciências da Educação da Faculdade de Ciências e Letras da UNESP – Campus de Araraquara.