Qualidade de vida de servidores públicos em um município no Vale do Jequitinhonha, Minas Gerais

Main Article Content

Clayton Samuel Silva
Luciana Freitas Campos
Harriman Aley Morais

Resumo

O termo “qualidade de vida”, embora amplamente presente na literatura, ainda é pouco discutido quando se trata de servidores públicos municipais. Assim, o objetivo desta pesquisa foi o de avaliar a percepção da qualidade de vida de profissionais vinculados a uma prefeitura de um município de pequeno porte, localizado no Vale do Jequitinhonha, em Minas Gerais. Para tanto, aplicou-se o questionário WHOQOL-Bref a 85 trabalhadores do serviço público, sendo os dados coletados analisados por meio do cálculo de escores, conforme preconizado pela Organização Mundial de Saúde. Verificou-se que a média da qualidade de vida foi de 65,5 sendo o maior escore observado no domínio social (70,1) e o menor no domínio ambiente (57,8), sendo que algumas facetas, como a insatisfação salarial e aspectos associados ao estresse avaliados como críticos.  Concluiu-se, portanto, que a qualidade de vida foi considerada boa pela maioria dos entrevistados, porém novos estudos são necessários para melhor compreender as facetas críticas do estudo e, assim, propor um plano de ações para a gestão pública municipal.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Article Details

Como Citar
Silva, C. S. ., Campos, L. F., & Morais, H. A. . (2022). Qualidade de vida de servidores públicos em um município no Vale do Jequitinhonha, Minas Gerais. Revista Brasileira Multidisciplinar, 25(1), 41-53. https://doi.org/10.25061/2527-2675/ReBraM/2022.v25i1.836
Seção
Artigos Originais
Biografia do Autor

Clayton Samuel Silva, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri

Mestre em Saúde, Sociedade e Ambiente pela Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri

Luciana Freitas Campos, UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI

Possui Bacharelado em Enfermagem pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo - EERP-USP (1996), Licenciatura pela EERP-USP (1998), Especialização em Enfermagem do Trabalho pela EERP-USP (2002), Mestrado em Enfermagem Fundamental pela EERP-USP (2004) e Doutorado em Ciências - Enfermagem Fundamental da EERP-USP (2012). Atualmente é Professor Doutor do Departamento de Enfermagem da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), em Diamantina-MG. É líder do Grupo de Pesquisa e Estudos sobre Gerenciamento dos Serviços de Saúde e Enfermagem e do Grupo de Pesquisa e Estudo em Condições Crônicas e Paciente Crítico. É membro do Grupo de Pesquisa LIGGEN Liderança, Gestão e Gerenciamento em Serviços de Saúde e Enfermagem. É consultor Ad hoc em periódicos de enfermagem nacional indexados. Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Enfermagem, atuando principalmente nos seguintes temas: enfermagem, gerenciamento/administração, recursos humanos, educação em saúde e em enfermagem, educação permanente, condição crônica, paciente semi-dependente, dependente e crítico e terapia intensiva.

 

Harriman Aley Morais, UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI

Possui graduação em Medicina Veterinária pela UFMG (1996), mestrado em Ciência de Alimentos pela Faculdade de Farmácia/UFMG (2002) e Doutorado em Ciências da Saúde, pela Faculdade de Medicina/UFMG (2013). É professor da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, desde 2002, lotado no Departamento de Ciências Básicas/FCBS. Ministra as disciplinas de Bioquímica, Biofísica e Bioquímica de Alimentos para diferentes cursos de graduação. No Programa de Pós-graduação em Saúde, Sociedade e Ambiente (mestrado profissional) atua na linha de pesquisa de Tecnologia e Vigilância em Saúde, na área de qualidade de vida e vigilância sanitária. No Programa de Pós-graduação em Ciência e Tecnologia de Alimentos e de Ciências da Nutrição (mestrado acadêmico) atua principalmente nas área de química e bioquímica de matérias-primas alimentares, controle de qualidade e vigilância sanitária de alimentos e desenvolvimento de novos produtos.