Gestão das Águas de Produção: Histórico, Políticas Ambientais e Alternativa Tecnológica

Main Article Content

Alexandre Andrade Cerqueira
Thais Alves Gallo Andrade
Monica Regina da Costa Marques
Carlos Russo

Resumo

O presente trabalho discute a aplicação da eletrofloculação utilizando corrente alternada, nos moldes da nova política ambiental brasileira no que se refere à atenção que deve ser dada ao manejo da água produzida, um dos principais resíduos gerados durante o processo de exploração e produção na indústria do petróleo, cujo volume vem aumentando gradativamente, à medida que os poços vão envelhecendo e novos são perfurados. É discutido o enquadramento na legislação ambiental do lançamento da água de produção em corpos receptores, em razão do surgimento de novas Leis e Resoluções ambientais, visando a sua minimização e melhoria da qualidade nos campos petrolíferos. O exame dessa modalidade de exploração industrial dos recursos naturais, especialmente em plataformas off-shore, exige a integração de política ambiental específica, incluindo-se as Resoluções do Conselho Nacional de Meio Ambiente (Conama), que estabelecem limites para a emissão de efluentes oleosos. Para adequarse aos padrões estabelecidos pelo Conama, é necessário o aprimoramento ou o desenvolvimento de novas tecnologias. Neste sentido a eletrofloculação vem a contribuir para a adequação dos efluentes de água de produção.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Article Details

Como Citar
Cerqueira, A. A., Andrade, T. A. G., Costa Marques, M. R. da, & Russo, C. (2009). Gestão das Águas de Produção: Histórico, Políticas Ambientais e Alternativa Tecnológica. Revista Brasileira Multidisciplinar, 12(2), 21-36. https://doi.org/10.25061/2527-2675/ReBraM/2009.v12i2.155
Seção
Artigos Originais
Biografia do Autor

Alexandre Andrade Cerqueira, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Instituto de Química, Laboratório de Tecnologia Ambiental, LABTAM.

Programa de Pós-Graduação em Meio Ambiente PPG-MA/UERJ.

Thais Alves Gallo Andrade, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Instituto de Química, Laboratório de Tecnologia Ambiental, LABTAM.

Programa de Pós-Graduação em Meio Ambiente PPG-MA/UERJ.

Monica Regina da Costa Marques, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Instituto de Química, Laboratório de Tecnologia Ambiental, LABTAM.

Programa de Pós-Graduação em Meio Ambiente PPG-MA/UERJ.

Carlos Russo, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Instituto de Química, Laboratório de Tecnologia Ambiental, LABTAM.

Programa de Pós-Graduação em Meio Ambiente PPG-MA/UERJ.