Discutindo a situação fiscal do município de Araraquara (2013-2015)

Main Article Content

Ademil Lúcio Lopes

Resumo

O presente artigo tem como objetivo apresentar a situação fiscal do município de Araraquara focalizando principalmente o período 2013-2015, em que ocorreu o agravamento da crise econômica brasileira, destacando o impacto dela sobre a arrecadação e os gastos municipais, identificando também as principais fontes de receitas, despesas e o comportamento destas variáveis no período analisado, em um contexto de queda generalizada da arrecadação, nas três esferas de governo. As informações e dados apresentados possibilitaram inferir sobre as características das principais fontes de recursos do município, identificando aqueles mais sensíveis aos ciclos econômicos, a importância das transferências estaduais para a arrecadação, o peso de cada um dos principais impostos no volume arrecadado, além de apresentar os principais gastos efetuados com os recursos municipais. Portanto, é apresentado um quadro geral sobre a situação fiscal do município, enfatizando o comportamento das receitas mais sensíveis às mudanças na atividade econômica do país. O artigo tem caráter exploratório e descritivo, em que os dados e informações relevantes foram coletadas através de revisão bibliográfica e consultas aos sites especializados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Article Details

Como Citar
Lopes, A. L. (2017). Discutindo a situação fiscal do município de Araraquara (2013-2015). Revista Brasileira Multidisciplinar, 20(1), 102-115. https://doi.org/10.25061/2527-2675/ReBraM/2017.v20i1.503
Seção
Artigos Originais
Biografia do Autor

Ademil Lúcio Lopes

Economista e Doutor em Ciências Sociais (UNESP), coordenador do curso de Ciências Econômicas da Universidade de Araraquara (UNIARA).