SISTEMA MÓVEL ANALISADOR DE FALTA EM LINHAS DE ALTA TENSÃO

Main Article Content

David Calhau Jorge
Jefferson Beethoven Martins
André Luiz Souza
Luiz Fernando Resende dos Santos Anjo

Resumo

Este trabalho apresenta uma ferramenta móvel desenvolvida para simular um relé de distância, dispositivo muito utilizado para acusar falhas em linhas de alta tensão. Os dados colhidos da rede elétrica são simulados por um microcontrolador, sendo posteriormente enviados a um celular com sistema operacional Android versão 2.3. Através de uma transmissão GSM (Sistema Global para Comunicações Móveis) os dados podem ser recebidos em qualquer lugar sendo encaminhados a uma rede neural que mostrará se a falta está em determinado trecho de proteção. O objetivo do trabalho não é mostrar apenas o software Android ou a rede neural, mas como a mobilidade pode dar significativa contribuição para o setor de energia elétrica. Além de simular o relé de distância, através da rede neural, os dados adquiridos são inseridos em um banco de dados, o que produz um repositório que traz informações sobre as falhas em uma rede de alta tensão. Através da geração de gráficos, torna-se possível analisar o histórico de eventos em determinada rede elétrica e até mesmo alterar os parâmetros de funcionamento do microcontrolador. O intuito do trabalho é mostrar que as redes neurais artificiais podem substituir, com eficiência, o tradicional cálculo de faltas em linhas e mostrar, também, que o atual estágio de software/hardware dos dispositivos móveis já permite executar aplicações pesadas, a priori utilizadas em computadores pessoais. Cálculos outrora feitos em desktops e mainframes podem migrar para plataformas móveis, o que traz mobilidade. Inúmeros aplicativos, como os jogos, exploram o poder de processamento destas novas gerações, porém ainda são poucos os programas focados em sistemas elétricos de potência que estão presentes em plataformas móveis. O uso de redes neurais artificiais aliadas aos dispositivos móveis representa grandes ganhos às empresas fornecedoras de energia, as quais realizam inúmeros cálculos, como o relé de distância, baseando-se, tradicionalmente em um modelo matemático (caixa-branca).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Article Details

Como Citar
Jorge, D. C., Martins, J. B., Souza, A. L., & Anjo, L. F. R. dos S. (2016). SISTEMA MÓVEL ANALISADOR DE FALTA EM LINHAS DE ALTA TENSÃO. Revista Brasileira Multidisciplinar, 19(2), 96-106. https://doi.org/10.25061/2527-2675/ReBraM/2016.v19i2.416
Seção
Comunicação Breve
Biografia do Autor

David Calhau Jorge, Universidade Federal do Triângulo Mineiro, UFTM, Brasil.

Possui graduação em Engenharia Elétrica pela Escola de Engenharia de São Carlos - USP (1993), mestrado em Engenharia Elétrica pela Escola de Engenharia de São Carlos - USP (1997) e doutorado em Engenharia Elétrica pela Escola de Engenharia de São Carlos - USP (2003). Atuou como docente na Universidade de Uberaba por 7 (sete anos) consecutivos e junto ao Colégio Uberaba no curso de Técnico em Eletrônica por 2(dois) anos. Foi aprovado como professor efetivo na Universidade Estadual de Maringá onde atuou por 2 (dois) anos no Departamento de Informática (DIN). Posteriormente foi aprovado como professor efetivo na Universidade Federal de Viçosa onde atuou por 2 (dois) anos como docente e coordenador do curso de Eng. Elétrica da instituição. Realizou concurso público para atuar como como professor efetivo no CEFET-MG no Campus de Araxá, tendo sido aprovado e redistribuído para esta IES, onde atuou como Coordenador do curso de Eng. de Automação Industrial . Atualmente é professor Associado II da Universidade Federal do Triângulo Mineiro em Uberaba - MG. Tendo sido o primeiro professor dos cursos de engenharia da UFTM, auxiliando em seu projeto de implantação. Foi coordenador dos cursos de engenharia durante sua implantação e posteriormente coordenador do curso de Eng. Elétrica, exerceu o cargo de diretor pró-tempore por 2(dois) anos do Instituto de Ciências Tecnológicas (ICTE) onde atualmente ministra aulas no curso de Eng. Elétrica e atua no Mestrado Profissional em Inovação Tecnológica do Instituto. Tem experiência na área de Engenharia Elétrica, com ênfase em Circuitos Elétricos, Magnéticos e Eletrônicos, atuando principalmente nos seguintes temas: proteção de sistemas elétricos de potência, redes neurais artificiais, sistemas elétricos de potência e qualidade da energia elétrica e programação de dispositivos móveis.

Jefferson Beethoven Martins, Instituto Federal do Triângulo Mineiro, IFTM, Brasil.

Possui graduação em Engenharia de Computação, ênfase em automação Industrial pela Universidade de Uberaba (2008). Especialista em Engenharia de Sistemas (Esab - 2010). Mestre em inovações tecnológicas pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro (2013). Aluno de doutorado em engenharia elétrica pela Universidade Federal de Uberlândia. Atualmente é professor no Instituto Federal do Triângulo Mineiro - Campus Uberaba Parque Tecnológico.

André Luiz Souza, Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Professor na empresa UFTM - Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Estudou na instituição de ensino UFTM - Universidade Federal do Triângulo Mineiro


 

Luiz Fernando Resende dos Santos Anjo, Universidade Federal do Triângulo Mineiro, UFTM, Brasil.

Graduado em Engenharia Civil pela Universidade de Uberaba. Cursou Mestrado e Doutorado em Engenharia Civil, área de concentração em Recursos Hídricos, pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Foi professor do curso Técnico em Meio Ambiente e Técnico em Segurança do Trabalho pelo Centro Educacional de Uberaba (CEU). Foi professor de cursos de graduação atuando em várias Faculdades em Uberaba: Universidade Presidente Antônio Carlos (Unipac), Centro de Ensino Superior de Uberaba (Cesube), Faculdade de Talentos Humanos (Facthus), Universidade de Uberaba (Uniube) e Faculdades Associadas de Uberaba (Fazu). Também foi professor no curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Gestão Ambiental no Centro de Ensino Superior de Uberaba. Possui experiência como professor nos cursos na modalidade à distância, tais como: Curso Sucroalcooleiro pela Uniube e Curso Técnico em Edificações pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFTM). Professor Adjunto III da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), vinculado ao Instituto de Ciências Tecnológicas e Exatas (ICTE), no Departamento de Engenharia Civil ministrando aulas para os cursos de Engenharia Civil e Biomedicina, além de atuar como professor do Programa de Mestrado Profissional em Inovação Tecnológica da UFTM. Já foi Coordenador do Curso de Engenharia Civil da UFTM e Diretor do Instituto de Ciências Tecnológicas e Exatas (ICTE) da UFTM. Atualmente é o Vice-Reitor da UFTM

Referências

ALDABÓ , Ricardo. Qualidade na energia elétrica. São Paulo: Editora Artliber, 2001.

ALVES, William Pereira. Banco de dados: - Teoria e Desenvolvimento. São Paulo: Editora Érica, 2009.

JORGE, David Calhau. Redes Neurais Artificiais aplicadas a proteção de sistemas elétricos de potência. São Carlos, 1997.

KAGAN, Nelson; ROBBA, Ernesto João; SHMIDT, Hernán Prieto. Estimação de Indicadores de qualidade na energia elétrica. São Paulo: Editora Blucher, 2009.

LECHETA , Ricardo. Google Android. São Paulo: Editora Novatec, 2010.

PRESSMAN , R. S. Engenharia de Software. São Paulo: 6ª Eded.6.ed. McGrawHill, 2006.

PEREIRA , Fábio. PIC Programação em C. São Paulo: Editora Érica, 2009.

SILVA , Ivan Nunes; SPATTI, Danilo Hernane; FLAUZINO, Rogério Andrade. Redes Neurais Artificiais. São Paulo: Editora Artliber, 2010.