Gestão de Pessoas nas Organizações

Main Article Content

Wilson José Alves Pedro

Resumo

Toledo (1986, p.8) define Recursos Humanos como a função que norteia “um conjunto de princípios, estratégias e técnicas que visa contribuir para a atração, manutenção, motivação, treinamento e desenvolvimento do patrimônio humano de qualquer grupo organizado. Seja este grupo, ou organização, pequeno ou grande, seja privado ou público, desempenhe ele atividades de trabalho, de lazer, ação política ou religiosa”. Apesar da abrangência da conceituação, o nosso recorte no presente artigo delimita a função de recursos humanos em seus princípios, estratégias e técnicas vinculadas às organizações produtivas de trabalho. A proposta é refletir sobre o papel da função de Recursos Humanos, a partir de uma breve visão histórica, apresentando a seguir alguns dos seus “saberes e práticas” a partir dos subsistemas que hoje norteiam as principais responsabilidades, preocupações e atividades da área. Apresentam-se ainda alguns dos desafios contemporâneos que têm sido postos no cotidiano de profissionais que trabalham direta ou indiretamente na gestão de pessoas. A tese que tem mobilizado nossas ações enquanto pesquisador e educador, é que todo profissional é um gestor de pessoas, portanto, deve ter o conhecimento e a sensibilidade para lidar com as pessoas nas organizações. Independente da área de formação e atuação profissional, é consenso que em toda atuação direta ou indireta para o desenvolvimento de projetos há o envolvimento na condução de equipes. Todo profissional deve conhecer, portanto, princípios norteadores da administração de recursos humanos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Article Details

Como Citar
Pedro, W. J. A. (2005). Gestão de Pessoas nas Organizações. Revista Brasileira Multidisciplinar, 9(2), 81-86. https://doi.org/10.25061/2527-2675/ReBraM/2006.v9i2.268
Seção
Artigos Originais
Biografia do Autor

Wilson José Alves Pedro, (PUC/SP), (UNIARA)

Doutor em Psicologia Social (PUC/SP). Professor Universitário nas áreas de Psicologia Social e Administração de Recursos Humanos. Coordenador do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Administração – Gestão de Recursos Humanos da UNIARA. Pesquisador dos Grupos: Multidisciplinar em Gestão das Organizações (UNIARA) e Psicologia Social e Trabalho (UNIARA). Membro do Núcleo de Pesquisa em Identidade “José Roberto Malufe” (PUC/SP) e do Grupo Políticas e Práticas em Saúde (Ufscar).