Mapeamento Epidemiológico das Parasitoses Intestinais em Seis Bairros do Município de Araraquara/SP

Main Article Content

Viviane Ferre de Souza
Gisele de Lucca
Fernanda de Freitas Anibal

Resumo

No Brasil, grandes inquéritos coproparasitológicos foram realizados até a década de 70. Nos últimos anos, contamos apenas com trabalhos isolados, que nem sempre podem ser comparados. Entretanto, nas regiões com infra-estrutura urbana deficiente, os inquéritos mostram que grande parte da população residente encontra-se parasitada (Gross et al., 1994: Santana et al., 1994). O estudo epidemiológico de quaisquer parasitas intestinais proporciona diversas informações, especialmente quanto à insalubridade do meio, nível e extensão do saneamento básico de uma região e também quanto aos hábitos higiênicos da população em estudo. Desta forma, neste estudo tivemos como objetivo caracterizar a incidência de parasitoses intestinais em moradores de seis bairros do município de Araraquara/SP. Nossos resultados demonstraram a grande incidência de parasitas intestinais. A Endolimax nana foi o parasita intestinal mais encontrado. Embora não sendo patogênico, sua existência revela a exposição destas pessoas a contaminantes fecais. A Giardia lamblia foi o parasita intestinal patogênico mais encontrado. Houve similaridade de acometimento das parasitoses tanto no sexo feminino quanto no masculino. O bairro Selmi Dei obteve o maior índice dessas parasitoses, caracterizando-se como o bairro de maior preocupação para saúde pública do município de Araraquara/SP.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Article Details

Como Citar
Souza, V. F. de, Lucca, G. de, & Anibal, F. de F. (2006). Mapeamento Epidemiológico das Parasitoses Intestinais em Seis Bairros do Município de Araraquara/SP. Revista Brasileira Multidisciplinar, 10(2), 31-40. https://doi.org/10.25061/2527-2675/ReBraM/2006.v10i2.246
Seção
Artigos Originais
Biografia do Autor

Viviane Ferre de Souza, Centro Universitário de Araraquara – Uniara.

Biomédica formada.

Gisele de Lucca, Centro Universitário de Araraquara – Uniara.

Biomédica formada.

Fernanda de Freitas Anibal, Centro Universitário de Araraquara – Uniara.

PhD, Professora de Parasitologia Clínica do Centro Universitário de Araraquara – Uniara e Professora de Imunologia e Microbiologia das Faculdades Integradas Fafibe e Faculdades São Luís de Jaboticabal.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)