Variação Nictemeral de Parâmetros Físico-Químicos e Biológicos do Ribeirão das Cruzes, Araraquara-SP

Main Article Content

Vitor Rocha Santos
Daniel Jadyr Leite Costa
Denilson Teixeira

Resumo

O uso inadequado das águas, sua degradação e distribuição desigual podem comprometer a sua quantidade e qualidade necessárias às gerações futuras, bem como gerar conflitos de interesses entre os segmentos industrial, urbano e agrícola. Nesse contexto, torna-se de grande importância a realização de estudos sobre a qualidade dos recursos hídricos, tendo como base a análise da variação temporal de parâmetros limnológicos. O presente estudo foi realizado na sub-bacia hidrográfica do ribeirão das Cruzes, que contribui para o abastecimento da cidade de Araraquara (SP) com cerca de 30% de toda água captada e servida à população. O objetivo desta pesquisa foi comparar a qualidade da água desse ribeirão a montante e a jusante do lançamento do efluente da ETE municipal em um período de 24 horas (ciclo de variação nictemeral). A coleta de dados, compreendendo o período de um dia, foi realizada com o intuito de observar a dinâmica de funcionamento e a amplitude de variação dos processos ecológicos do sistema estudado. Os parâmetros analisados apresentaram variações significativas nas seções de montante e jusante do ponto de lançamento do efluente. Com a análise nictemeral, fica evidente a influência dos efluentes sobre as águas do ribeirão das Cruzes, principalmente durante determinadas horas do dia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Article Details

Como Citar
Santos, V. R., Costa, D. J. L., & Teixeira, D. (2010). Variação Nictemeral de Parâmetros Físico-Químicos e Biológicos do Ribeirão das Cruzes, Araraquara-SP. Revista Brasileira Multidisciplinar, 13(2), 90-104. https://doi.org/10.25061/2527-2675/ReBraM/2010.v13i2.142
Seção
Artigos Originais
Biografia do Autor

Vitor Rocha Santos, Unesp, Ceam do Centro Universitário de Araraquara – Uniara.

Apoio técnico do Centro de Estudos Ambientais – Ceam do Centro Universitário de Araraquara – Uniara. Mestrando da Universidade Estadual Paulista.

Daniel Jadyr Leite Costa, Centro Universitário de Araraquara – Uniara.

Apoio técnico do Programa de Mestrado em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente,Mestrando EESC/USP.

Denilson Teixeira, Centro Universitário de Araraquara – Uniara.

Professor-pesquisador do Programa de Mestrado em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 > >>